Speed Skating – Patinação de Velocidade

A Patinação de velocidade é uma forma competitiva de patinação no gelo, na qual os concorrentes competem entre si em uma certa distância nas patins . Os tipos de patinação de velocidade são patinação de velocidade de pista longa , patinação de velocidade de pista curta e patinação de velocidade de maratona . Nos Jogos Olímpicos, a patinação de velocidade de longo percurso é geralmente referido como apenas “patinação de velocidade”, enquanto a patinação de velocidade curta é conhecida como “trilha curta”. A ISU, o órgão governante de ambos os esportes de gelo, refere-se a longa faixa como “patinação de velocidade” e trilha curta como “patinação de pista curta”.
A pista padrão para longa pista é de 400 metros de comprimento, mas pistas de 200, 250 e 333 metros são usadas ocasionalmente. É uma das duas formas olímpicas do esporte e aquela com mais longa história. Uma federação internacional foi fundada em 1892, a primeira para qualquer esporte de inverno. O esporte goza de grande popularidade nos Países Baixos e na Noruega . Existem várias pistas internacionais em vários outros países, incluindo Canadá , Estados Unidos , Alemanha , Itália , Japão , Coréia do Sul , Rússia e Cazaquistão . Um circuito da Copa do Mundo é realizado com eventos nesses países e com dois eventos em Thialf , o salão de gelo em Heerenveen , na Holanda.
As regras da União Internacional de Patinagem permitem uma certa margem de manobra no tamanho e no raio das curvas.
O patinação de velocidade em pista curta ocorre em uma pista menor, normalmente o tamanho de uma pista de hóquei no gelo , em uma pista oval de 111,12 m. As distâncias são mais curtas do que nas corridas de longa duração, sendo a raça individual olímpica mais longa a 1500 metros (o relé feminino é de 3000 metros e o relé masculino de 5000 metros). As corridas costumam ser mantidas como nocaute, com os melhores dois em treinamentos de quatro ou cinco na final da prova, onde as medalhas são premiadas. Desqualificações e quedas não são incomuns.
Existem variações nas corridas de início em massa. Nos regulamentos dos esportes de rolo, são descritos oito tipos diferentes de partidas em massa. Entre eles estão as corridas de eliminação, onde um ou mais concorrentes são eliminados em pontos fixos durante o curso; raças de distância simples, que podem incluir corridas preliminares de nocaute; corridas de resistência com limites de tempo em vez de uma distância fixa; pontos corridas ; e atividades individuais.
As raças costumam ter algumas regras sobre desqualificação se um adversário for injustamente impedido; essas regras variam entre as disciplinas. Na patinação de velocidade longa, quase qualquer infração no caso é punida, embora os patinadores tenham permissão para mudar da via interna para a via externa fora da curva final, se não forem capazes de manter a curva interna, desde que não sejam interferindo com o outro patinador. Nas corridas de partida em massa, os patinadores geralmente receberão algum contato físico.
As corridas de equipe também são realizadas; Na pista de corrida de longa distância, a única corrida de equipe no mais alto nível de competição é a perseguição da equipe , embora as corridas de relógio de estilo atlético sejam realizadas em competições infantis. As corridas de relé também são realizadas em concursos de curta duração e em linha, mas aqui, as trocas podem ocorrer a qualquer momento durante a corrida, embora as trocas possam ser banidas durante as últimas voltas.
A maioria das corridas de patinação de velocidade são realizadas em um curso oval, mas existem exceções. Os tamanhos oval variam; Na pista de patinação de curta distância, a pista deve ser um oval de 111,12 metros, enquanto a pista de velocidade de pista longa usa uma pista de 400 m similarmente padronizada. As pistas de patinação em linha estão entre 125 e 400 metros, embora as faixas armazenadas apenas possam ter 250 metros de comprimento. A pista de patinação em linha também pode ser realizada em cursos rodoviários fechados entre 400 e 1.000 metros, bem como competições de estradas abertas onde as linhas de partida e de chegada não coincidem. Esta é também uma característica das maratonas ao ar livre.
Na Holanda, as competições de maratona podem ser realizadas em gelo natural em canais e corpos de água, como lagos e rios, mas também podem ser mantidos em faixas de 400 m artificialmente congeladas, por exemplo, com patinadores que circulam pela pista 100 vezes.